quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Especial Crossovers Marvel e DC II: Batman & Homem Aranha I e II

O Primeiro encontro


Lançado em setembro de 1995 com roteiro de J.M DeMatteis e arte de Mark Bagley, este crossover reuiniu dois dos heróis mais famosos das duas editoras.

Um ponto interessante é que Batman sabe sobre os atos de Carnificina em Carnificina Máxima (saga do Homem Aranha dos anos 90)A história também cria uma analogia entre o Batman e o Homem-Aranha; devido ao fato de ambos surgirem do sentimento da culpa (o Batman pela morte de seus pais, o Homem-Aranha pela morte de seu tio)

No
Brasil saiu em edição especial pela Editora Abril.

Trama

O Governo dos EUA criou um novo método de reabilitação de criminosos insanos, um tipo de chip que é implantado no cérebro e neutraliza a insanidade do criminoso.O projeto do governo é representado pela psicóloga Cassandra Briar.

As primeiras cobaias escolhidas foram os maníacos Coringa e Carnificina. Para tal, Carnificina é levado a Gotham, sendo supervisionado pelo Homem Aranha.

Ambos recebem os chips de computador implantados em suas mentes; aparentemente a experiência da certo e os dois vilões, “curados”, são apresentados em uma entrevista coletiva em frente ao Asilo Arkham, onde a função do chip é explicada.

Com isso os dois são transportados em uma carceragem por Gotham até que Carnificina, graças ao seu simbionte alienígena, destrói o seu chip e se liberta e mata o motorista e faz Briar de refém.

Batman rapidamente entra em ação e durante sua luta com o Carnificina ganha a ajuda do Homem-Aranha. Porém Carnificina foge com o Coringa. Porém Briar consegue fugir também.
Mais tarde, Batman manda Homem-Aranha deixar que ele pegue o Carnificina sozinho e ainda fala para que o aracnídeo vá embora da cidade. Isso deixa bem claro que Batman quer trabalhar sozinho.

Em um esconderijo, Carnificina liberta o Coringa e com isso os dois se aliam.

Depois de ver o histórico de Klatus (Carnificina), Batman decide procurar o cabeça de teia. O Homem Aranha circula por Gotham até que Batman o encontra e o convida para entrar no Batmovel. Nisso, Batman pede desculpar por recusar a ajuda do herói de Nova York anteriormente e decide se aliar a ele já que ele conhece bastante o Carnificina.Enquanto isso em um teatro abandonado,que serve como covil do Coringa, o príncipe palhaço do crime explica ao Carnificina seu plano de espalhar seu veneno dentro de caixinhas de surpresa pela cidade , porém este contra argumenta o plano de Coringa chamando ele de estúpido, já que ele quer que os dois agissem juntos para promover uma matança sem igual. Isso estressa o Coringa, que decide que sua aliança com o Carnificina é errada. Logo depois o Coringa explode o próprio esconderijo com o Carnificina dentro.

Os dois heróis conseguem achar o corpo de Carnificina entre as ruínas do teatro, porém isso tudo é uma armadilha do vilão que agarra o homem-morcego pretendendo matá-lo, até que o Coringa chega e impede tal ato, já que ele se proclama o único que pode matar o Batman. Coringa revela seu plano ao mostrar sua caixinha de surpresa com seu veneno dentro. O Homem-Aranha rouba ela enquanto Batman acaba com Carnificina, com isso Homem-Aranha derrota o Coringa.
Com a derrota dos vilões Batman e Homem Aranha agradecem um ao outro sem falar, apenas com um aperto de mão.

O Segundo encontro


Um ano após, surgiu a seqüência (lançada dessa vez pela DC); Escrita mais uma vez por J.M DeMatteis, mas agora com arte de Graham Nolan e Karl Kesel.

No Brasil saiu em edição especial pela Editora Abril.

A Trama

A história se inicia com o terrorista Ra's Al Ghul, fanático e devotado a purificar a Terra, por meio do extermínio da maior parte da população mundial, Ra's comandava seus cientistas no desenvolvimento de métodos para manipular o clima. Resultam-se terremotos na Índia e enchentes no Meio Oeste.

Pretendendo afundar a ilha de Manhattan para que, em meio às catástrofes, pudesse emergir como salvador do mundo, Ra's envia sua filha, Talia à Nova York para tentar formar uma aliança com o Rei do Crime, para que ele permita que tragam os "materiais" necessários para isso. O mafioso recusa, porém quando Talia oferece em troca a cura para o câncer terminal do qual padece Vanessa Fisk, esposa do mafioso, ele aceita.

Batman, sabendo que Talia estava na América, a seguiu de Gotham até Nova York, onde ele cruza o caminho do Homem-Aranha, que lhe oferece a sua ajuda e mais uma vez o Homem-Morcego recusa, mas o Cabeça de Teia tanto insiste que Batman cede e aceita a ajuda dele.

Enquanto isso o maior gângster da cidade que nunca dorme leva sua esposa até o Tibet para falarem com Ra's pessoalmente.

Batman e o Homem-Aranha então viajam até Tibet também, disfarçados de capangas do Rei do Crime. Chegando lá os dois se identificam para Ra's, que manda seus capangas acabarem com eles. Enquanto derrotam os capangas, Ra's e Fisk se escondem em um esconderijo cavernoso.

Na caverna, Ra's conversa com o Rei sobre seus planos de dominar o mundo e oferece ao Rei ser discipulo dele. Ao saber disso o Rei fica enfurecido pois ele finalmente percebeu que Ra's Al Ghul nunca esteva interessado em curar Vanessa, com isso os dois brigam e o mafioso imobiliza Ra's, que nesse momento admite que o câncer que Vanessa possui na verdade não passa de uma versão sintética criada por ele para chantagear o Rei do Crime até conseguir a ajuda dele, porém Ra's diz que tem o antídoto e só dará a Fisk se ele o ajudar. Com isso Rei do Crime acaba concordando em ajudar Ra's a conseguir seus objetivos

Os dois descem para o Centro de Controle onde Ra's ordena que o Rei do Crime digite o código que será transmitido para o Satélite, que acionará os dispositivos para destruir a cidade de Nova York, porém o Homem-Aranha chega na hora e distrai os dois enquanto Batman repograma o computador.

O mafioso, pressionado, finalmente cede e digita o código, porém não é Nova York que é destruída e sim o satélite do terrorista, graças a reprogramação feita por Batman. É quando o Rei do Crime revela que ele ajudou os heróis desde o ínicio para eles acabarem com o plano do terrorista.

Ra's então admite ter sido subjulgado e permite todos irem embora em segurança, porém quando Rei do Crime cobra o antídoto, o terrorista revela que ele nunca existiu. De volta aos EUA, Talia envia a Batman o antídoto para a doença de Vanesse,então, o cavaleiro das trevas repassa o antídoto para o Homem-Aranha, que por sua vez o entrega para o Rei do Crime.

2 comentários: